TCE-RS emite parecer desfavorável às contas do prefeito de Lindolfo Collor

Publish Date: 10-SEP-2019 01:46 PM
Foto Noticia Em sessão da Primeira Câmara do dia 27 de agosto, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) emitiu parecer desfavorável às contas de governo de 2017 do prefeito de Lindolfo Collor, William Winck. O parecer se refere ao aumento de quase 267% na insuficiência financeira do Município existente no final do exercício de 2017, que atingiu o valor de R$ 682 mil, enquanto, no encerramento de 2016, o déficit era de R$ 185 mil.

O TCE-RS também observou impropriedades nos registros contábeis do Município, que evidenciaram o não atendimento das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público e irregularidades no cumprimento da Lei da Transparência, na entrega da Base de Legislação Municipal (BLM) e nas operações de crédito, que excederam as despesas de capital.

Acompanhando o voto do relator do processo, conselheiro Pedro Figueiredo, o Tribunal determinou a verificação, em futura auditoria, dos procedimentos utilizados pelo Município para corrigir as inconsistências apontadas em relação às contas e da eventual ocorrência de prejuízo aos cofres públicos de Lindolfo Collor.  O TCE-RS também recomendou ao gestor que adote medidas corretivas para as falhas e evite a reincidência.

A decisão não é definitiva, cabendo recursos ao TCE-RS após a publicação no Diário Eletrônico.

Acesse aqui a íntegra do relatório e voto.

Audiodescrição: imagem com fundo gradiente, que vai do preto, ao amarelo escuro e, em primeiro plano, detalhe do brasão que aparece ao centro da bandeira do Estado do Rio Grande do Sul (fim da descrição).