TCE-RS capacita gestores para processo eletrônico

Publish Date: 12-MAR-2019 04:30 PM
Foto Noticia O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), por meio de sua Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC), promoveu, durante essa terça-feira (12), um treinamento aos gestores e servidores dos órgãos públicos estaduais para o uso do processo eletrônico. O evento ocorreu no Auditório Romildo Bolzan, no prédio sede do Tribunal, em Porto Alegre.

Para o diretor da ESGC, Sandro Bergue, atividades marcam um novo estágio na prestação de contas na esfera estadual, aperfeiçoando a forma de exercer o controle. “A partir dessa atividade, teremos desdobramentos importantes no envolvimento da sociedade com o controle da administração. É isso que se pretende: afinar essa relação”, disse. Já a auditora pública externa do TCE-RS, Andrea Mallmann Couto, abordou aspectos técnicos sobre o Sistema de Cadastro (SISCAD), ferramenta essencial para o acesso aos processos eletrônicos.

O evento teve a participação de 200 servidores e gestores de diferentes órgãos estaduais e, tratou, também, de questões gerais a respeito do processo eletrônico, como acompanhamento processual, documentação de contas e o Sistema de Licitações e Contratos (Licitacon). Além do quadro técnico do TCE-RS, as atividades também tiveram a participação da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE).

Processo Eletrônico em números

O treinamento dá sequência à implantação do Processo Eletrônico no TCE-RS, iniciada em 2013, conforme cronograma da Instrução Normativa 11/2016.

De acordo com dados da Assessoria de Sistemas de Controle Externo (ASCE), desde sua implantação, já são sete mil usuários cadastrados de 1.259 órgãos estaduais e municipais. No sistema, já passaram 171 mil protocolos e 49.200 processos de forma totalmente eletrônica, resultando em mais de um milhão de arquivos.

O objetivo da tecnologia é dar maior agilidade, segurança e transparência à ação institucional, além da redução de custos, das atividades operacionais e do impacto ambiental.

Entre 2013 e 2016, o Processo Eletrônico foi sendo utilizado, de forma gradativa, em casos de inativações e prestação de contas na esfera municipal. Desde 2016, o recurso tem sido aplicado para os mesmos temas também na esfera estadual.

Audiodescrição: A foto mostra parte do auditório Romildo Bolzan, local onde foi realizado o treinamento. A plateia do evento está de costas para a imagem, sentada em cadeiras brancas. Ao fundo, está a auditora pública externa do TCE-RS Andrea Mallmann. Ela está à esquerda na imagem, sentada a uma mesa de madeira escura com painéis brancos, falando em um microfone. À sua esquerda, estão outras seis poltronas, na cor preta. Na parede ao fundo da imagem, há uma tela de projeção, onde estão listadas algumas regras do sistema. As paredes do auditório são pintadas de branco (fim da descrição).