Robson Grecco, auditor responsável, destacou os pontos positivos examinados, como o excelente sistema de preservação de informação, o engajamento e responsabilidade dos servidores com suas atividades e o comprometimento da gestão, que pode ser observado também nos três Serviços Regionais verificados. Grecco também apontou algumas oportunidades de melhorias, como uma avaliação e readequação do escopo do Sistema para as partes interessadas, a atualização de alguns documentos e o desenvolvimento de indicadores mensuráveis nas Regionais, como, por exemplo, para os processos de auditoria.
O diretor administrativo, José Alaor Silveira, e o coordenador da Assessoria de Gestão e Controle Interno (AGCI), André Dietrich, afirmaram que todas as melhorias realizadas até agora no Sistema são resultado da missão do Tribunal, que é o exercício efetivo do controle externo para o aperfeiçoamento da Administração Pública, em prol da sociedade. “O Sistema trouxe vários benefícios, como a implantação de um planejamento estratégico, de um sistema de reuniões gerenciais, da gestão de conhecimento e de riscos, além de ter contribuído para a redução do tempo médio de tramitação de processos de dez para dois anos”, explicou André.
Sobre a ISO 9001
A ISO 9001 é uma das normas de sistemas de gestão da qualidade mais adotada mundialmente. O objetivo é auxiliar qualquer organização ou empresa a obter sucesso através da satisfação dos seus clientes ou usuários, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua. A certificação é uma credencial do bom desempenho técnico-operacional e de gerenciamento da Instituição.
Audiodescrição: A imagem tem o fundo branco. Sobre ele, está o logotipo do TCE-RS, nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul. Ao lado do logo, na vertical, está escrito, em preto, ISO 9001 (fim da descrição).