Sistema de Gestão da Qualidade do TCE-RS é recertificado na ISO 9001

Publish Date: 07-OCT-2019 04:29 PM
Foto Noticia Na última sexta-feira (04), aconteceu a reunião de encerramento da Auditoria Externa do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), realizada pelo Instituto Totum, do dia 30 de setembro a 04 de outubro. O resultado apontou que o sistema é aderente à norma ISO 9001, sem pendências, sendo assim recomendado para ser recertificado pela décima quinta vez consecutiva, mantendo sua distinção entre as Instituições que apresentam padrão de qualidade em nível internacional no desenvolvimento de suas atividades.

Robson Grecco, auditor responsável, destacou os pontos positivos examinados, como o excelente sistema de preservação de informação, o engajamento e responsabilidade dos servidores com suas atividades e o comprometimento da gestão, que pode ser observado também nos três Serviços Regionais verificados. Grecco também apontou algumas oportunidades de melhorias, como uma avaliação e readequação do escopo do Sistema para as partes interessadas, a atualização de alguns documentos e o desenvolvimento de indicadores mensuráveis nas Regionais, como, por exemplo, para os processos de auditoria.

O diretor administrativo, José Alaor Silveira, e o coordenador da Assessoria de Gestão e Controle Interno (AGCI), André Dietrich, afirmaram que todas as melhorias realizadas até agora no Sistema são resultado da missão do Tribunal, que é o exercício efetivo do controle externo para o aperfeiçoamento da Administração Pública, em prol da sociedade. “O Sistema trouxe vários benefícios, como a implantação de um planejamento estratégico, de um sistema de reuniões gerenciais, da gestão de conhecimento e de riscos, além de ter contribuído para a redução do tempo médio de tramitação de processos de dez para dois anos”, explicou André.

Sobre a ISO 9001

A ISO 9001 é uma das normas de sistemas de gestão da qualidade mais adotada mundialmente. O objetivo é auxiliar qualquer organização ou empresa a obter sucesso através da satisfação dos seus clientes ou usuários, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua. A certificação é uma credencial do bom desempenho técnico-operacional e de gerenciamento da Instituição.

Audiodescrição: A imagem tem o fundo branco. Sobre ele, está o logotipo do TCE-RS, nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul. Ao lado do logo, na vertical, está escrito, em preto, ISO 9001 (fim da descrição).