Portal
Tamanho A A Imprimir

Entidades discutem painel de dados compartilhados sobre Planos de Educação no RS


Publish Date: 03-FEB-2020 04:13 PM
Foto Noticia Representantes de nove instituições reuniram-se, na última quinta-feira (30), para debater a criação de um painel de dados comum para a Rede de Monitoramento dos Planos de Educação no Rio Grande do Sul. O encontro, mediado pelo presidente de Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), conselheiro Cezar Miola, teve a participação de integrantes do Ministério Público Estadual (MP-RS), Tribunal de Contas (TCE-RS), Assembleia Legislativa, Defensoria Pública do Estado, Secretaria Estadual de Educação, Famurs, Fórum Gaúcho de Educação Infantil, Conselho Estadual de Educação, Uvergs, Uergs, Undime e Uncme.

A intenção é lançar uma plataforma de dados compartilhados, além de ações voltadas  ao diagnóstico da educação no Estado. A iniciativa é inspirada no projeto desenvolvido em Santa Catarina, que tem o apoio do TCE catarinense. Para o conselheiro Cezar Miola, "a ferramenta possibilitará congregar dados que hoje estão dispersos em diversos bancos de dados para potencializar as ações de monitoramento das metas e estratégias previstas nos planos de educação".
A medida também visa a acompanhar a execução dos planos municipais e estadual de educação antes realizada pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), extinta em 2019. Durante a reunião foram apresentadas as ferramentas já utilizadas pelas instituições, como o Mapa Social, do MP-RS, e o TCeduca, do CTE-IRB.
Participaram da exposição, entre outros representantes, o subprocuradorgeral de Justiça de Gestão Estratégica do MP-RS, Sérgio Harris, e a promotora de Justiça e coordenadora do CAO-Infância e da COPEIJ, Denise Villela.


Audiodescrição: A imagem mostra o conselheiro Cezar Miola, mediando a reunião da Rede de Monitoramento, em uma mesa com participantes dos demais órgãos. (fim da descrição).


Enviar por e-mail
Mais Notícias
Sobre o Portal TCE-RS:

Termos de Uso | Privacidade | Acessibilidade | Mapa do Site
Palácio Flores da Cunha - Rua Sete de Setembro, 388
Centro Histórico - CEP 90010-190 - Porto Alegre - RS
Fones: (51) 3214-9869 - Atendimento
(51) 3214-9700 - Telefonista   
0800-541 98 00 - Ouvidoria    
Horário de Atendimento: das 10h às 18h
© 2010 TCE-RS - Todos os direitos reservados Conteúdo disponível sob uma Licença Creative Commons Licença Creative Commons