Curso a distância aborda prestação de contas para gestores da educação

Publish Date: 11-JUN-2019 02:50 PM
Foto Noticia Está disponível o curso a distância sobre prestação de contas para gestores da educação. A capacitação é uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Durante o lançamento da parceria, em evento ocorrido no dia 22 de maio, o conselheiro Cezar Miola, presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), afirmou que "a realidade da educação brasileira indica que precisamos ampliar não apenas os recursos investidos, mas melhorar a gestão desses gastos. É preciso investir mais e melhor”.

O presidente do FNDE, Carlos Decotelli, avalia que a parceria firmada com o TCE-RS para a oferta de capacitação aos gestores públicos deve alcançar resultados positivos que serão multiplicados em outros Estados. “A intenção é que as equipes dos Tribunais de Contas, que estão mais próximos dos municípios e conhecem as suas realidades locais, utilizem a sua experiência para auxiliar os gestores e controladores municipais a aplicar e a fiscalizar a destinação dos recursos voltados à melhoria da educação”, disse.

O objetivo do curso é auxiliar gestores e secretários municipais da Educação na utilização do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC) para que prestem contas da forma correta e dentro do prazo, evitando futuras indisponibilidades de recursos por faltas ou inconsistências e qualificando a administração das verbas destinadas à educação.

A capacitação aborda as funcionalidades do sistema, desde a inserção de dados da execução técnica e financeira pelas Entidades Executoras até a análise das informações prestadas e a inclusão de informes encaminhados pelos órgãos de controle. O curso é realizado em dois módulos: o primeiro pretende orientar os gestores de educação quanto aos programas do FNDE e a utilização dos recursos disponíveis. Já o segundo, que será lançado em breve, é voltado para os controladores internos, e objetiva qualificar os agentes a atuarem na fiscalização desses recursos.

Para iniciar o treinamento, que ficará disponível de forma permanente, entre em www.tce.rs.gov.br | Escola | EAD-Educação a Distância | Cursos EAD.

Confira aqui o passo-a-passo para acessar a plataforma EAD do TCE-RS.

Audiodescrição: A imagem tem o fundo branco. Na parte esquerda, há o desenho de um lápis, em dois tons de azul. Ao lado do lápis, está escrito "Curso EAD Prestações de contas para gestores da educação" (fim da descrição).