Portal
Tamanho A A Imprimir

Conselheiros do TCE-RS tomam posse em instituições nacionais


Publish Date: 07-FEB-2020 02:35 PM
Foto Noticia Nesta quinta-feira (06), conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) tomaram posse nas diretorias da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).

O presidente do TCE-RS, conselheiro Estilac Xavier, será suplente do Conselho Fiscal do IRB. Já o conselheiro Cezar Miola assume a vice-presidência de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos da Atricon, além de permanecer no cargo de presidente do Comitê Técnico da Educação do IRB (CTE-IRB), enquanto o conselheiro Marco Peixoto integra a Diretoria de Relações Internacionais da Associação.

Na ocasião, o conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira, do TCE-PB, foi reconduzido à Presidência da Atricon, e foram empossados os presidentes do IRB, Ivan Bonilha (TCE-PR); da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Thiers Montebello (TCM-RJ); do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Joaquim de Castro Neto (TCM-GO); e as respectivas diretorias, para o biênio 2020-2021.

Em seu discurso, o presidente Fábio Nogueira falou da capacidade de dialogar institucionalmente, em torno de uma pauta republicana, em todas as esferas. De acordo com ele, a Atricon ampliou a disponibilidade de diálogo institucional com a “disposição soberana em contribuir com a retomada do desenvolvimento do Brasil”.

Entre os avanços conquistados durante sua gestão, o conselheiro destacou o ciclo de 2019 do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas do Brasil (MMD-TC), fazendo um reconhecimento ao presidente do TCU, ministro José Mucio, e o estendeu aos presidentes das outras 32 Cortes de Contas do país, pela “maior demonstração de envolvimento e do desejo comum no aperfeiçoamento do Sistema Tribunais de Contas. Ou seja, a adesão à ferramenta, embora não haja qualquer caráter impositivo, alcançou os almejados 100%”.

Já o presidente do IRB, conselheiro Ivan Bonilha, destacou que o Instituto é referência no desenvolvimento e aplicação de métodos e ferramentas que fortalecem as ações de controle e abordou, ainda, o planejamento estratégico da entidade, com o cumprimento das metas estabelecidas.

Também prestigiaram a solenidade o presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre; a ministra Ana Arraes, vice-presidente do Tribunal de Contas da União; o ministro Augusto Nardes e o ministro substituto Weder de Olivera, ambos do TCU, além de outras autoridades.


Audiodescrição: A imagem mostra o presidente do TCE-RS, conselheiro Estilac Xavier, assinando o termo de posse, durante a cerimônia realizada na quinta-feira (06) (fim da descrição).


Enviar por e-mail
Mais Notícias
Sobre o Portal TCE-RS:

Termos de Uso | Privacidade | Acessibilidade | Mapa do Site
Palácio Flores da Cunha - Rua Sete de Setembro, 388
Centro Histórico - CEP 90010-190 - Porto Alegre - RS
Fones: (51) 3214-9869 - Atendimento
(51) 3214-9700 - Telefonista   
0800-541 98 00 - Ouvidoria    
Horário de Atendimento: das 10h às 18h
© 2010 TCE-RS - Todos os direitos reservados Conteúdo disponível sob uma Licença Creative Commons Licença Creative Commons