Avaliações de impacto e educação são foco do 3º dia da Semana de Avaliação

Publish Date: 04-SEP-2019 05:56 PM
Foto Noticia A Semana de Avaliação de Políticas Públicas promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) do governo estadual, concluiu sua programação nessa quarta-feira (04).

Eduardo Fagre, economista e executivo da Direção de Avaliação de Impacto e Aprendizagem de Políticas, da Corporação Andina de Fomento (CAF) e Rafael Dantas, coordenador de campo do Banco Mundial/Bird foram os conferencistas que abriram o terceiro dia do evento, abordando as avaliações de impacto e suas relações com as políticas públicas.

Já a discussão do segundo painel se deu em torno da avaliação da rede pública estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Além disso, foram debatidos os efeitos das próprias avaliações de impacto no estado e as projeções de demanda por matrículas nas escolas estaduais. Os palestrantes foram Volnei Picolotto, técnico tributário da Divisão de Estudos Econômicos e Fiscais e Qualidade do Gasto do Tesouro do Estado (DEQG), Pedro Zuanazzi, pesquisador do Departamento de Economia e Estatística (DEE) da SEPLAG/RS, Felipe Bellé, assessor técnico do gabinete da SEPLAG/RS, Pedro Almeida, servidor do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS), e Daiane Menezes, analista pesquisadora do Departamento de Economia e Estatística (DEE).

O último painel do dia também teve como foco a educação estadual, com debates a respeito das metas do Plano Estadual de Educação, que o Estado tem tido dificuldade em cumprir. A falta de atendimento em creches, principalmente para crianças de zero a três anos e da “cultura da reprovação”, também foram destaque, já que, no Rio Grande do Sul há, em média, quatro repetências por aluno ao final do ensino fundamental, o que leva à evasão escolar no ensino médio. “Professor bom não é quem reprova, é quem ensina”, avaliou a Secretária Adjunta da Educação do Estado, Ivana Genro Flores.

As demais palestrantes foram Maria Luiza Flores, do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação (UFRGS/CNpq), Célia Trevisan Teixeira, do Fórum Municipal de Educação de Porto Alegre, Isabel Letícia Pedroso de Medeiros, do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre e Marina Schenkel, da Assessoria Técnica e de Planejamento/Secretaria de Saúde.

Audiodescrição: A imagem mostra os quatro participantes do primeiro painel do 3º dia do evento. Eles estão sentados à esquerda na imagem, a uma mesa retangular de madeira, que fica sobre um pequeno palco. Na parede ao fundo, há vários logotipos do Governo do Estado, onde se lê "RS.GOV" e o slogan "Novas Façanhas". O teto é formado por quadrados brancos com bordas pretas, com luminárias dentro. À direita, há uma tela de projeção, que exibe a imagem de divulgação da "Semana de Avaliação de Políticas Públicas" (fim da descrição).